Tipo de câncer no sangue
Leucemia
Leucemia é um conjunto de cânceres que atingem os glóbulos brancos, também conhecidos como leucócitos. Nessa doença, uma célula imatura na medula óssea sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa. Essa célula maligna é anormal, multiplica-se muito rápido e morre menos que as células normais. Devido a isso, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células anormais. O câncer pode ser classificado como crônico ou agudo, dependendo da velocidade de evolução das células doentes. A leucemia crônica progride mais lentamente no organismo, podendo ser descoberta tardiamente se o paciente não fizer acompanhamento médico regularmente. A leucemia aguda, por sua vez, evolui rapidamente e se caracteriza pela baixa produção de células saudáveis.
Leucemia Linfoide Crônica (LLC)
A Leucemia Linfoide Crônica (LLC) é um tipo de câncer que começa a se desenvolver a partir do momento que as células leucêmicas substituem as células normais produzidas pela medula óssea. A medula óssea produz muitos linfócitos (um tipo de glóbulo branco). Isso acontece porque o corpo não tem mais a capacidade de produzir glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas o suficiente. Esse processo de substituição das células é demorado, e muitos pacientes só apresentam sintomas após anos. Por isso, é importante investigar a doença logo nos primeiros sintomas. A LLC compromete e fragiliza todo o sistema imunológico. Como resultado, os pacientes apresentam alto risco de desenvolver outros tipos de infecções.
Principais sintomas da Leucemia Linfoide Crônica:
|
|
Leucemia Mieloide Crônica (LMC)
A Leucemia Mieloide Crônica (LMC) caracteriza-se pela produção exagerada de glóbulos brancos, envolvendo as células mieloides da medula óssea. Essas células são responsáveis pela imunidade e proteção do corpo. A doença atua alterando geneticamente as células mieloides, transformando-as em célula leucêmicas. Esse tipo de câncer tem evolução lenta, sendo assim, o desenvolvimento das células maduras normais não é completamente interrompido. Portanto, a LMC é menos agressiva que as outras leucemias agudas. Sendo considerada uma doença crônica e controlável para a maioria dos pacientes.
Principais sintomas da Leucemia Mieloide Crônica:
|
|
Leucemia Linfoide Aguda (LLA)
A Leucemia Linfoide Aguda (LLA) é um tipo de câncer formado pela produção de linfócitos imaturos na medula óssea. Esse processo de má-formação ocorre por um erro no DNA, gerando um linfoblasto (leucócito mais imaturo) incapaz de amadurecer e se transformar em uma célula sanguínea funcional. Essas células que são produzidas excessivamente não funcionam adequadamente. Devido a isso, as células saudáveis da medula óssea não são produzidas e não conseguem desenvolver seu papel de proteção no organismo.
Principais sintomas da Leucemia Linfoide Aguda:
|
|
Leucemia Mieloide Aguda (LMA)
A Leucemia Mieloide Aguda (LMA) é um tipo de câncer que se origina na medula óssea, parte do corpo responsável pela produção das células do sangue. Quando a medula óssea fica doente, com células leucêmicas, as células saudáveis não são produzidas, causando sérios problemas de saúde para o paciente. Essa produção das células malignas acontece rapidamente, e o paciente em pouco tempo apresenta sintomas de anemia, infecções e sangramentos.
Principais sintomas da Leucemia Mieloide Aguda:
|
|
