Tipo de câncer no sangue
Linfoma
Linfoma é o nome de um grupo com mais de 20 tipos de cânceres que atacam o sistema linfático, responsável por proteger o corpo contra infecções e doenças. O linfoma acontece a partir do momento que as células normais do sistema linfático sofrem alterações genéticas. Como resultado disso, passam a se multiplicar descontroladamente e espalham-se pelo organismo. As principais manifestações desse câncer no sangue são através dos linfonodos, mais conhecidos como ínguas. Eles encontram-se em forma de caroços, principalmente na região da virilha, pescoço e axila.
Embora existam muitos tipos de linfoma, ele pode ser dividido em dois principais tipos: Linfoma de Hodgkin e Linfomas Não Hodgkin. O diagnóstico de ambos é realizado através de exames de sangue e imagem, biópsia de linfonodo e biópsia de medula óssea.
Linfoma de Hodgkin (LH)
O Linfoma de Hodgkin (LH) acontece quando os linfócitos param de proteger o organismo e começam a se transformar em células malignas. Denominadas de células de Reed-Sternberg, elas equivalem de 1% a 2% da massa total do tumor. O LH apresenta o perfil de se espalhar de um grupo de linfonodos para outro grupo, de maneira ordenada, por meio dos vasos linfáticos.
Na maioria dos casos, o Linfoma de Hodgkin (LH) apresenta maiores chances de cura. Pacientes em estágios avançados são curados em cerca de 70% dos casos. Já pacientes em fases iniciais de LH, apresentam uma taxa de sucesso em mais de 90% dos casos.
Principais sintomas do Linfoma de Hodgkin:
|
|
Linfomas Não Hodgkin (LNH)
O Linfoma não Hodgkin é um grupo de mais de 20 doenças, que se desenvolvem nos linfonodos. O câncer é classificado conforme o tipo de linfoma, seu estágio de evolução e o tipo de célula linfóide afetada. Além disso, é possível classificar o câncer avaliando seu tamanho, forma e padrão visto ao microscópio. Quando o câncer ataca os linfonodos próximos à superfície do corpo, eles podem ser percebidos como nódulos, geralmente, indolores no pescoço, virilha ou axilas. Diagnosticar e avaliar corretamente o tipo de câncer são determinantes no momento de prescrever um tratamento eficiente.
Eles podem ser separados em dois grandes grupos de comportamento clínico:
Indolentes: avançam lentamente ao longo dos anos e, na maioria dos casos, é possível monitorar a doença sem dar início ao tratamento.
Agressivos: sua evolução é rápida, agressiva e pode crescer de maneira acelerada em pouco tempo. Por isso, o diagnóstico deve ser precoce e o tratamento imediato.
Principais sintomas do Linfoma Não Hodgkin:
|
|
